Café Gelado

 


 


Quando nos deparamos com essa informação num primeiro momento, surge aquele estranhamento típico de quem nunca imaginou beber o cafezinho do dia a dia numa temperatura que não fosse quente.

 

O que muita gente não sabe é que o café gelado já é muito famoso na Europa e EUA e cada dia mais vem se popularizando no Brasil. E nós vamos desmitificar isso AGORA!

 

Primeiro precisamos separar duas coisas:

 

Os drinques feitos com café gelado (alcoólicos ou não) e o chamado Cold Brew.

 

STARBUCKS

 

A Starbucks é uma rede de cafeterias americana que foi fundada em 1971, mas que ficou famosa quando em 1995 lançou seus primeiros drinques à base de café...pasmem... GELADOS!

 

Logo Starbuks. Fonte da Imagem (https://www.independent.co.uk)

 

A bebida que foi chamada de FRAPPUCCINO, uma mistura de frapê com cappuccino, hoje é uma marca registrada da rede.

 

Fez tanto sucesso, mas tanto sucesso, que esse tipo de bebida revolucionou o mundo dos cafés aumentando exponencialmente a venda de cafés da empresa no mundo.

 

Em 1996, ganhou o prêmio de MELHOR NOVO PRODUTO DO ANO nos Estados Unidos e anualmente é responsável por cerca de 2,5 bilhões de dólares das vendas da Starbucks.

 

Frappuccino (imagem inspiração)

 

Com a popularização da bebida, outras cafeterias similares nasceram, surfando na mesma onda das bebidas geladas e muitas novas receitas surgiram à base de café gelado com sorvetes, cremes e xaropes.

 

Com isso também foram surgindo adaptações a drinques alcoólicos feitos a partir do espresso quente, mas misturado com gelo e bebidas, como a Caipirinha de Café (uma adaptação do clássico brasileiro) e o Espresso Martini.

 

Foto Inspiração  Caipirinha café (imagem de banco de imagens)

 

Cold Brew

 

Dizem que o café feito com água fria, como é o caso do Cold Brew, surgiu por motivos militares, com o intuito de já deixar o café pronto na garrafa somente para aquecer quando necessário. Mas a origem mesmo é atribuída aos holandeses, que já o faziam em 1600.

 

No Japão também surgiu algo parecido mais ou menos na mesma época, o “Kyoto Style-coffee”, que consistia em usar as técnicas do chá gelado no café.

 

Enfim, o fato é que, diferentemente do café extraído a quente e colocado para gelar, esse é extraído a frio por um processo lento de infusão que pode levar de 12 a 18 horas. Normalmente é feito numa prensa francesa ou por gotejamento como podem ver na imagem abaixo.

 

Torre de gotejamento cold brew (imagem de banco de imagens)

 

Por conta da infusão a frio, o café possui características diferenciadas como o alto nível de doçura, uma acidez reduzida e até 30% menos cafeína que o café extraído com água quente.

 

Ideal inclusive para quem tem estômagos mais sensíveis à acidez do café. Possui mais óleos essenciais e tem maior potencial antioxidante, sendo largamente utilizado para dietas pré-treino.

 

Além disso, ele é super versátil porque pode ser tomado puro com gelo ou ser combinado com uma infinidade de ingredientes, como limão, creme de leite,, bebidas alcoólicas, etc.

 

Cold brew (imagem: louco do café)

 

Então pessoal, vamos deixar os preconceitos de lado e experimentar mais essa delícia!

 

No nosso próximo encontro vamos aprender a fazer alguns drinques clássicos de café gelado e o cold brew.

 

Nos vemos em breve! Até a próxima!

 

Ah, não se esqueça de curtir, comentar e compartilhar com seus amigos! Se tiver alguma sugestão, só enviar na caixa de mensagens abaixo!

 

Abraços refrescantes de café!

Comentários

Postagens mais visitadas