E ESSE TAL DE GLÚTEN???

 

Vou começar convidando você, querido pannelover, a uma reflexão:

 

 

Nossos pais, avós e gerações passadas sempre comeram pães, bolos, pizzas, e tantos outros alimentos recheados de glúten.

 

Por que será que somente agora houve a demonização dessa proteína que sempre fez parte do nosso cardápio?

 

Ou ainda: por que os alimentos sem glúten são tão mais caros?

 

Que tal começarmos pensando o quanto a indústria de alimentos está faturando com produtos ditos “sem glúten”?

 

Será que é modismo? Golpe publicitário? Ou verdade?

 

Convido você a refletir comigo! Vamos lá!

 

Um estudo publicado no periódico Gastroenterology em setembro de 2019, concluiu que o consumo de alimentos com glúten não está associado ao aumento de problemas gastrointestinais, exceto se a pessoa for portadora de doença celíaca ou alergia.

 

Um segundo estudo publicado pelo British Medical Journal, concluiu que, a menos que você seja intolerante à essa proteína, é perigoso retirar o consumo dela pois o indivíduo deixa de consumir produtos que são importantíssimos para prevenir doenças coronárias, por conta da exclusão de grãos integrais que protegem o organismo desses males.

 




 

A avaliação desse estudo foi feito com cerca de 65 mil mulheres e 45 mil homens norte-americanos, sem a doença celíaca, no período entre 1986 e 2010. Foram separados em grupos de acordo com a quantidade de consumo de glúten de cada indivíduo.

 

Os profissionais de saúde que os acompanhavam eram sabatinados de quatro em quatro anos a respeito da rotina desses pacientes, consumo, atividade física, etc.

 

Os cientistas cruzaram os dados de infartados nos dois grupos e chegou à conclusão que os que consumiam mais alimentos que continham glúten tiveram menos doenças cardiovasculares do que os do outro grupo.

 





 

Vale a reflexão!

 

MAS DEIXAR DE CONSUMIR GLÚTEN EMAGRECE?

 

Quer mesmo que eu explique? Sério mesmo? Bem...

 

Se você sabe que a maior parte das nossas guloseimas (pães, bolos, massas, sobremesas, etc) são FEITAS A PARTIR DE TRIGO, AÇÚCAR E ALGUMA GORDURA, então você já tem a resposta.

Se você deixa de consumir glúten, logo, deixa de consumir a maior parte dessas guloseimas, e, consequentemente, deixa de consumir mais gordura e mais açúcar.

 

E o que acontece quando você deixa de consumir mais açúcar e mais gordura?

 

VOCÊ EMAGRECE! LÓGICO!

 


 

Segundo a consultora de nutrição da ABIMAPI (Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados), Beatriz Botéquio, houve no Brasil uma tendência de MEDICALIZAÇÃO DOS ALIMENTOS, o que fez com que muitas pessoas banissem determinadas substâncias das dietas sem prescrição médica e isso é perigoso.

 

Ela ainda diz que não é preciso abrir mão dos carboidratos e nem do glúten, mas...

 

“O importante é manter uma alimentação equilibrada com todos os grupos alimentares, em quantidade adequada e de preferência na versão integral”.

 

E a indústria que não é boba nem nada, entrou nessa onda do zero glúten, zero carb e tantos outros zeros por aí e está faturando alto.

 

Para ter uma boa saúde é simples:

 

- Busque consumir alimentos menos processados;

- Tenha equilíbrio nas suas refeições;

- Alie comida de qualidade, com uma boa noite de sono e exercícios físicos.

Tão simples e tão necessário!

 



 

Sacou Pannelover?

 

Gostou? Não gostou? Comente! Compartilhe com os amigos!

Comentários

Postagens mais visitadas