MAS E SE A CULPA NÃO FOR DO GLÚTEN?

 





O que as pessoas chamam de intolerância ao glúten, na verdade pode ser intolerância ao TRIGO, e apesar dos sintomas serem parecidos com a doença celíaca, não gera uma reação autoimune e, consequentemente, não tem a mesma gravidade.

 



 

Se a ingestão do trigo incomodar, você pode deixar de consumir trigo, mas se não incomodar tanto, é até preferível que o consuma. Mais pra frente você vai entender o porquê!

 

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Columbia nos Estados Unidos, fez estudos relacionando o consumo de trigo nas populações do Brasil e da Europa, paralelamente ao aparecimento de intolerância ao glúten (ou trigo).

 

O resultado foi que o consumo per capita proporcional dos dois países de pães e alimentos com glúten é maior na Europa, mas o aparecimento da intolerância é maior no Brasil.

 

COMO PODE ISSO?

Pesquisando mais a fundo, os cientistas descobriram que um agrotóxico utilizado amplamente no Brasil e em outros países como o próprio Estados Unidos, pode ser o responsável por essa “intolerância”.

 


 

De acordo com os pesquisadores, peixes expostos ao glifosato (ingrediente ativo do herbicida Roundup, muito utilizado nas plantações de trigo) desenvolveram doenças digestivas semelhantes ao efeito do glúten no intestino (artigo publicado na revista Interdisciplinary toxicology).

 

Com o aumento indiscriminado no Brasil e Estados Unidos do uso de alguns agrotóxicos que já foram proibidos em outros países da Europa, é muito provável que essa seja a verdadeira razão da sua “intolerância ao Glúten”.

 

Vale lembrar também, que além da doença celíaca e da intolerância, existe a ALERGIA AO TRIGO.

 

Apesar de ser também uma manifestação imunológica, assim como a doença celíaca, ela tem reação com outros anticorpos. E para existir a alergia precisa ter havido antes uma sensibilização ao alérgeno, ou seja, a pessoa já ter tido contato com o glúten anteriormente, como no aleitamento materno ou pela pele.

 

Normalmente começa com sintomas leves como coceira no corpo quando está consumindo o alimento ou após a ingestão, mas pode ocasionar sintomas mais graves como a anafilaxia, onde além da urticária pode haver tosse, falta de ar, dor abdominal, náusea, vômito, diarreia, desmaio e até a morte.

 


 

Nesses casos, é indicado que o paciente ande com um bronco dilatador, antialérgicos e uma caneta de adrenalina.

 

Não tem tratamento e a única opção é evitar alimentos que contenham glúten. Mais comumente chamado de alergia ao trigo porque a maioria dos relatos se refere ao trigo, mas pode aparecer ao consumir outros alimentos que contenham glúten como a cevada e o centeio.

VOCÊ SABIA DE TODAS ESSAS DIFERENÇAS?

 

Agora que você já está expert no que o glúten pode DE FATO causar ou não, iremos para a última parte do nosso artigo:

 

GLÚTEN FAZ BEM OU FAZ MAL? REALMENTE É O VILÃO? OU É SÓ MODISMO?

 

No próximo capítulo queridos Pannelovers!!!

 

Gostou? Não gostou? Comente! Compartilhe com os amigos!

Comentários

Postagens mais visitadas