GLÚTEN? FAZ BEM OU FAZ MAL?

 


Alô, alô pannelovers do meu coração...

 

Recentemente me deparei com uma série de perguntas relacionando pães, glúten, intolerantes, celíacos...

 

E o glúten? Faz bem ou faz mal?

 

Para responder a esses questionamentos primeiro farei uma breve explanação do assunto.

 

Como vimos no post anterior “O que é o Pão” , o pão é composto por quatro ingredientes principais: farinha de trigo, fermento, água e sal.

 

E vimos também que a farinha de trigo é rica em duas proteínas principais (glutenina e gliadina) que juntas formam o glúten responsável pelo volume e elasticidade da massa.

 

Lembremos que o glúten está presente no trigo, na cevada, no centeio e pode aparecer na aveia*.

*Naturalmente a aveia não contém glúten, mas como em seu plantio é feito um rodízio de culturas onde também se planta trigo, há uma contaminação cruzada do glúten nos pés de aveia.

 

Guarde isso na cabeça!

 

Próximo passo:

 

Vamos entender O QUE É DOENÇA CELÍACA.

 

Doença Celíaca (Banco Imagem)

 

A doença celíaca ou Enteropatia sensível ao glúten é uma doença autoimune onde o indivíduo que consome alimentos com glúten tem a mucosa do intestino delgado lesionada por uma resposta imunológica violenta do organismo.

Quem possui doença celíaca não pode, de modo algum, consumir glúten, tendo que evitar não somente alimentos como pães e bolos, mas outros que contenham traços de glúten, como catchup, mostarda, condimentos, aveia, e muitos outros mais.

 

Alguns sintomas de quem possui a doença celíaca ao consumir glúten, são: inchaço abdominal, diarreia crônica (mais de 30 dias), constipação, anemia, perda de peso ou obesidade, irritabilidade ou desânimo, vômitos, manifestações neurológicas secundárias como enxaquecas e epilepsia, osteoporose, entre outros.

 

Se o paciente celíaco insiste no consumo do glúten pode ter inflamações severas, linfomas e até câncer no intestino.

 

Difícil de ser diagnosticada, são feitos exames de sangue para identificar a doença, testes retirando o consumo do glúten da dieta e em alguns casos uma biópsia do intestino delgado.

 

Não existe cura para a doença celíaca. O paciente precisa aprender a conviver com a ausência do glúten e uma dieta restritiva.

 

Agooora já consigo responder a primeira pergunta:

 

Celíacos podem consumir alimentos livres de glúten em um local que também produz alimentos com glúten?

 

NÃO, DE JEITO NENHUM!

 

A farinha manipulada em uma cozinha se espalha pelo ar, logo, não adianta o celíaco consumir pães sem glúten num local que fabrique também alimentos com glúten porque vai haver contaminação cruzada.

 

COMO FAZER ENTÃO?

 

Celíacos somente podem consumir alimentos sem glúten feitos em cozinhas específicas, descontaminadas.

Além disso, a Lei Federal 10.674/03 obriga que todos os alimentos industrializados informem em seu rótulo a presença ou não do glúten para salvaguardar a saúde dos celíacos.

 



 

Agora que você já sabe o que é doença celíaca, deve estar se perguntando:

 

E A INTOLERÂNCIA?

 

Ah querido Pannelover, não perca o próximo post...

 

Gostou? Não gostou? Comente! Compartilhe com os amigos!

Comentários

Postagens mais visitadas